As pessoas adoram instalar piso vinílico em suas casas. Não é apenas uma opção de piso mais em conta que pode causar um grande impacto, mas também é uma opção de manutenção bastante baixa.
Como todo mundo vive ocupado está hoje em dia, encontrar uma maneira de limpar a casa rapidamente é sempre uma boa notícia. Mas, como fazer a limpeza do piso vinílico da melhor forma?
+ Pode usar piso vinílico no lavabo? Descubra as vantagens desse revestimento e tire suas dúvidas
+ O que é piso vinílico? 5 razões para escolher esse revestimento para a sua casa
+ Piso vinílico ou laminado? Saiba características de cada tipo e como escolher
Então, veja o que um profissional de limpeza diz para manter seus pisos vinílicos limpos.
1. Escolha as ferramentas certas para pisos vinílicos.
O piso vinílico é muito fácil de manter com ferramentas simples, como um esfregão de microfibra e um sabão de pH neutro, diz Melissa Homer, diretora de limpeza da MaidPro, nos Estados Unidos. “A microfibra retém 10 vezes mais sujeira do que o algodão, o que reduz as manchas, enquanto o sabão de pH neutro remove óleos e sujeiras sem embaçar a camada superior de acrílico do vinil”, diz ela.
2. Esfregão no chão.
Homer diz que os pisos de tábuas vinílicas, mesmo aqueles que dizem ser à prova d’água, geralmente não são resistentes à água nos rejuntes. Isso os torna muito suscetíveis a danos causados pela água onde a umidade pode penetrar. “Para evitar danos causados pela água, é melhor esfregar pisos de vinil com uma técnica chamada esfregão úmido“, diz ela.
“Primeiro, aspire o chão completamente com um aspirador de pó usando um acessório de escova para evitar arranhar o chão. Aspirar remove mais sujeira do que varrer.”
Em seguida, ela diz que você deve se preparar para esfregar diluindo seu limpador de piso em um frasco de spray. Você também deve molhar e, em seguida, molhar o esfregão plano de microfibra com água morna.
“Para esfregar, borrife uma seção do chão com uma leve névoa uniforme de limpador de piso e depois limpe imediatamente com o esfregão levemente umedecido”, diz ela. “Repita esse processo no chão, parando a cada duas seções para verificar se o esfregão está sujo ou saturado. Enxágue e torça o esfregão quando estiver quase cheio.”
3. Evite ferramentas de limpeza que molhem demais o piso vinílico.
Os esfregões de barbante e os esfregões a vapor são os proibidos, diz Homer. “Independentemente da ferramenta que você usa, o segredo é nunca deixar poças ou deixar o chão encharcar, pois o piso pode absorver a água e arruinar o piso”, diz ela. “Os pisos vinílicos também são suscetíveis a arranhões, portanto, nunca esfregue com algo mais áspero do que uma esponja de cozinha não abrasiva”.
4. Fique por dentro do que pode comprometer seu piso vinílico.
Todos os pisos de vinil devem ser esfregados de acordo com a frequência do tráfego de pedestres na sala, diz Homer. “Para a maioria das casas, cômodos de alto tráfego, como cozinha, banheiro e entrada, devem ser limpos semanalmente”, continua ela. “Quartos menos frequentados, como uma sala de jantar formal, podem ser limpos a cada duas ou quatro semanas, dependendo do uso.”
Fique por dentro de nossas notícias na página do DecorStyle no Facebook ou no nosso site www.decorstyle.ig.com.br
Quer ver mais notícias sobre limpeza? Então, confira outras matérias nossas:
+ A melhor maneira de limpar pisos de concreto internos e externos
+ Recupere o brilho do piso com uma mistura caseira
+ 3 dicas infalíveis para desencardir pisos de cerâmica. Descubra!